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Cartão de crédito com a sua marca

Com a sua cara

Agora, ficou fácil oferecer para a clientela um cartão de crédito com a sua própria logomarca.
Até pouco tempo atrás, era quase impossível um pequeno negócio ter um cartão de crédito com a sua própria marca, para financiar a compra dos clientes. Só os tubarões do mercado, com uma base de clientes de no mínimo 1 milhão de pessoas, tinham musculatura suficiente para atrair uma administradora de cartões. Agora, ficou tudo mais fácil. Uma empresa que conte com apenas 1.000 clientes cadastrados já pode oferecer um plástico só seu para a clientela, igual aos cartões convencionais que circulam no mercado. E seus clientes ainda poderão usá-lo em outras lojas que façam parte da rede. Ao contrário do que se pode imaginar, tem cada vez mais gente no sistema financeiro interessada em atender às necessidades dos pequenos empreendimentos do país.

Conhecido no jargão das administradoras de cartões de crédito pelo nome de PRIVATE LABEL de rede aberta, o plástico próprio pode ser uma ferramenta importante para você aumentar suas vendas, fidelizar clientes e ainda conhecer em profundidade quem são eles e quais são os seus hábitos de compra. E, a partir dessas informações, você pode criar promoções desenhadas sob medida para os diferentes tipos de usuários de seu cartão. Outra vantagem é que, por ser aceito numa rede de estabelecimentos credenciados, ele tende a ficar mais tempo na carteira do usuário.

Do ponto de vista financeiro, também é um produto interessante. As taxas de administração variam hoje de 1,5% a 3,5% do valor da venda, de acordo com a empresa que você escolher para lhe prestar o serviço. A variação é grande, mas, mesmo a comissão mais alta ainda é inferior às taxas que são normalmente cobradas na praça, seja pelas administradoras de cartões de marca própria “puros”, que são aceitos em uma única rede, seja pelas administradoras de cartões de crédito convencionais, cujas taxas chegam a até 5% sobre o valor da venda.

As operadoras podem emitir relatórios de comportamento de uso do cartão por cliente e colocam à disposição do lojista uma central de atendimento personalizada ao usuário. Também buscam no mercado um banco parceiro para financiar a operação. Encarrega-se também de todo o processo de implantação do cartão na loja e responde pela emissão da fatura para o cliente, assim como da cobrança. Já outras não dependem de bancos para financiar a operação do lojista. Elas mesmas fazem o financiamento, além de desenvolver o cartão conforme a área de atuação e o público-alvo da empresa. Como acontece com os cartões convencionais, o dono do negócio não se preocupa com quase nada. A diferença é que a sua relação com a clientela vai ficar muito mais próxima.

O cartão é acessível…
(quais são os principais benefícios de ter um cartão de crédito com marca própria)
• impulsiona as vendas;
• expande a capacidade da loja de oferecer crédito direto ao consumidor;
• reduz a taxa de inadimplência;
• transfere o risco do crédito para terceiros;
• fixa a marca da sua empresa;
• ajuda a fidelizar clientes;
• estimula o consumidor a comprar;
• o valor das compras tende a ser maior;
• permite obter informações sobre os hábitos de consumo do cliente;
• abre espaço para promoções dirigidas.

… e oferece múltiplas vantagens
(quais são as principais características do chamado cartão compartilhado)
• não é restrito apenas à sua loja. Pode ser usado numa rede de estabelecimentos credenciados;
• a base de clientes não precisa ser muito grande. Qualquer empresa no ramo varejista com 1.000 nomes cadastrados pode adotar o cartão;
• a taxa de administração varia, atualmente, de 1,5% a 3,5% sobre o valor da venda.

O que é Private Label?

Private Label é um tipo de terceirização da produção, em que uma empresa contrata outra para o desenvolvimento de um serviço ou produto com o seu nome.

Private label no Brasil pode ser conhecido como marca própria. É também relacionado ao mercado de crédito ao consumidor, sob a forma de cartões private label emitidos por financeiras sob o nome de uma marca varejista.

No setor têxtil, a prática de private label é comum. Ocorre quando uma cadeia do varejo, como as Lojas Renner ou Zara, contratam outras empresas para produzir suas roupas, acrescentando apenas a etiqueta (em inglês, label). Na prática, essas redes varejistas não atuam na produção direta dos seus produtos, mas cumprem as etapas de concepção da coleção e posteriormente no marketing e gestão da marca. A vantagem do private label têxtil é a possibilidade de lançar uma marca no mercado sem a necessidade de contar com um parque fabril.

Os cartões de crédito private label são uma solução financeira que surgiu no Brasil nos anos 2000 em substituição aos sistemas de crediário para o consumidor. As cadeias de lojas passam a oferecer aos seus clientes um cartão de crédito com o seu nome, mas emitido por uma instituição financeira. Esses cartões private label são usados para oferecer crédito nas rede varejista, e voltados a um público de renda mais baixa.

Recentemente os cartões private label vem sendo substituídos pelo sistema co-branded, em que a instituição financeira emite um cartão de crédito comum, como Visa ou Mastercard, e é aceito em qualquer estabelecimento comercial que opere estas bandeiras. Um exemplo são os cartões Bradesco Smiles, em parceria com a Gol Linhas Aéreas, e o Itaú Pão de Açúcar.

O conceito de marca própria foi introduzido no Brasil pelas cadeias de supermercados, como o Carrefour e a rede Wal Mart. Esses grandes varejistas começaram a oferecer produtos com a sua marca, e a preços competitivos, como estratégia de branding e para aumentar o mix de produtos nas gôndolas. Esta atitude incentivou o mercado de private label no Brasil, e cada vez mais o varejo busca por estes modelos de negócio terceirizado.

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